Não existe uma vacina que seja obrigatória em todos os países, afinal cada um apresenta suas particularidades também no que diz respeito às epidemias. O Brasil é um exemplo claro disso: por aqui já tivemos sérios problemas com a febre amarela, mas quem escolhe vir pra cá não precisa se preocupar com a raiva, por exemplo.
Veja abaixo a relação das vacinas necessárias para viajar para o exterior e onde são exigidas:
– Hepatite A: é necessária na Ásia e destinos litorâneos ou sem saneamento básico considerado adequado;
– Febre Amarela: exigida para viagens pela América do Sul e África;
– Raiva: é uma vacina obrigatória somente na Índia;
–
Febre Tifóide: deve ser tomada para visitas à Ásia, África, cidades litorâneas ou sem saneamento adequado;
-Meningite Meningocócica: necessária para viagens à área do Saara conhecida como Cinturão da Meningite e para Meca, na Arábia Saudita;
– Poliomielite: vacina obrigatória para viagens à Índia e Paquistão.
Note que são somente seis tipos de vacinas que abrangem dezenas de países, mas não se atente somente a isso.
Quando tomar?
Depende das regras de cada país. A ANVISA recomenda que qualquer vacinação seja realizada de seis a oito semanas antes da viagem.
Dose fracionada
Agora, você pode tomar a dose da vacina de febre amarela fracionada, mas é importante deixar claro que caso você vá fazer uma viagem internacional só é válida a vacina padrão, quem receber a dose fracionada terá que esperar 30 dias para tomar novamente.
O fracionamento tem como objetivo aumentar a cobertura no país. A doença vem avançando em algumas áreas, como a região metropolitana de São Paulo, onde ocorreu as primeiras mortes.
Não perca tempo, separe sua carteira de vacinação e conte com a AlphaImune para deixar sua imunização em dia para suas viagens internacionais.