As baixas temperaturas já estão por vir, e a proteção contra o vírus da gripe se torna uma importante medida preventiva nesta época do ano.
Neste ano, uma nova cepa, o H3N2 ganha evidência em função do surto ocorrido nos EUA, onde mais de 60 mil pessoas foram infectadas e diversas morreram, e casos no Brasil já foram diagnosticados.
Dúvidas sobre a Gripe:
A gripe é perigosa?
A gripe causa morte em mais de 650 mil pessoas todos os anos. A principal complicação que leva a morte é a pneumonia.
Por que o H3N2 causou tantos casos Estados Unidos?
A maioria das vítimas fazia parte de um grupo de risco, crianças e idosos. Além disto, nos últimos anos, a adesão por vacinação nos EUA foi baixa, favorecendo o cenário de surtos.
Qual a diferença entre H3N2 e H1N1?
Apesar de serem vírus diferentes, não têm diferença em relação ao quadro clínico. Ou seja, os sintomas e complicações são os mesmos. A diferença fica por conta da mutação do vírus.
A nova vacina de 2018 é diferente da vacina dos anos anteriores?
Sim. Todos os anos, os subtipos dos vírus da gripe incluídos na vacina mudam, em função da maior prevalência no ano anterior e das mutações constantes dos vírus que compõe a vacina. A vacina deste ano contém uma nova cepa do H3N2, que foi o principal responsável pelo surto nos EUA.
Como é composta a vacina da gripe ?
A vacina trivalente contém três tipos de cepas: H1N1 e H3N2 (ambas do vírus influenza A) e uma cela do vírus influenza B. A vacina quadrivalente contêm quatro cepas: um vírus do influenza B a mais além dos presentes na trivalente.
Quem deve tomar a vacina?
A vacina é obrigatória para os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe: profissionais da saúde, crianças acima de 6 meses, idosos, gestantes, e portadores de doenças crônicas. Mas ela é recomendada para toda a população.
A vacina causa a Gripe ?
Não. A vacina é feita com o vírus morto (e não vivo atenuado, como é o caso da febre amarela). O que pode acontecer é a pessoa já ter tido contato com o vírus da gripe, antes de ter tomado a vacina, e o organismo não teve tempo suficiente para produzir os anticorpos. Nesse caso, a doença pode se manifestar.
Quais são as reações a vacina?
Entre as mais comuns então dor leve e endurecimento no local da aplicação, com duração de 48 horas. Pele avermelhada, dor muscular ou febre são sintomas raros.
Quando devo me vacinar?
O melhor período para se proteger é se vacinar antes de as temperaturas caírem, ou seja, a partir de abril. Desta forma a proteção é maior pelo fato de haver mais tempo para fortalecimento da imunidade.
Quanto tempo para ficar imunizado após tomar a vacina ?
Em torno de 15 dias é o período que o organismo leva para desenvolver os anticorpos contra o vírus da gripe.
Quem não pode tomar a vacina?
Pessoas alérgicas a ovo devem evitar a vacina contra gripe.
Quais outras medidas preventivas para diminuir o risco de transmissão?
Ao tossir e espirrar, recomenda-se tampar o rosto;
Utilize lenços descartáveis quando apresentar nariz escorrendo;
Evite locais com aglomeração, como metrô, ônibus e grandes eventos;
Deixe o ar circular no ambiente, mesmo nos dias mais frios;
Procure um médico assim que apresentar sintomas e gripe.