– Conheça as novas vacinas e quando fazer?
A Meningite bacteriana é uma doença grave de evolução rápida e potencialmente fatal.
Diante disto, a vacinação se torna a melhor maneira de prevenção.
A forma mais temida da doença é causada pela bactéria neisseria meningitidis, chamada de meningite meningocócica.
Novas vacinas contra a meningite meningocócica:
Contra a meningite meningocócica existem duas novas vacinas: Meningocócica B e Meningocócica ACWY, incluídas no calendário vacinal da SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria e SBIm – Sociedade Brasileira de Imunizações, devido a grande importância que assumem na prevenção de novos casos desta grave doença.
Estas vacinas possuem alta eficácia e só estão disponíveis na rede privada em clínicas de vacinas, e são indicadas devido ao crescimento proporcional do número de casos em muitos países, incluindo o Brasil, dos sorotipos B, A, W e Y do meningicoco.
Quem pode tomar estas vacinas ?
Crianças já a partir de 02 meses de idade, crianças maiores, adolescentes e adultos podem tomar as vacinas Meningocócicas B e ACWY, segundo os esquemas abaixo:
* Meningocócica ACWY:
A vacina ACWY já pode ser feita a partir dos 3 meses de idade, sendo necessárias 03 doses no primeiro ano de vida, e reforços após 1, 5 e 11 anos.
Para crianças maiores também pode ser feita, sendo indicado 02 doses com intervalos de 05 anos.
Adultos também podem se vacinar com a ACWY, com dose única.
* Meningocócica B:
A vacina Meningocócica B teve sua prescrição aumentada pelos Pediatras devido ao crescimento na incidência de casos novos no Brasil, sobretudo devido a maior cobertura vacinal da população infantil contra o sorotipo C, após a introdução da vacina Meningocócica C conjugada na rede pública. A vacina Meningocócica B também foi incluída no calendário vacinal aos 03 meses de idade, com 03 doses no primeiro ano de vida e 01 reforço após 01 ano. Para crianças maiores a indicação são 02 doses com intervalo de 02 meses e adultos 02 doses com intervalo de 01 mês entre as doses.
A importância da chegada de novas vacinas contra a meningite se dá pelo aumento da cobertura vacinal da população contra sorotipos emergentes do meningococo. Ampliando a cobertura vacinal, a prevenção é estendida e o risco para desenvolvimento de casos graves de meningite se torna menor.
Consulte seu médico e obtenha mais orientações para prevenir-se contra a Meningite.