A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, transmissível e de distribuição universal. É provocada pelo bacilo Bordetella pertussis e compromete especificamente o aparelho respiratório da pessoa, o que inclui traqueia e brônquios. A principal característica é a tosse seca.
O ser humano é o único reservatório natural do bacilo causador da coqueluche. Apesar de ainda não ter sido constatada a existência de portadores crônicos da doença, podem ocorrer casos sem sintomas e/ou com pouca importância na disseminação da infecção.
Os principais fatores de risco para coqueluche têm relação direta com a falta de vacinação.
– Nas crianças a imunidade à doença é adquirida quando elas tomam as três doses da vacina, sendo necessária a realização dos reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
– Pode ser que o adulto, mesmo tendo sido vacinado quando bebê, fique suscetível novamente à doença porque a vacina pode perder o efeito com o passar do tempo.
Como a coqueluche é transmitida?
A transmissão da coqueluche ocorre, principalmente, pelo contato direto do doente com uma pessoa suscetível, por meio de gotículas de secreção eliminadas por tosse, espirro ou até mesmo ao falar.
Em alguns casos, a transmissão pode ocorrer por objetos recentemente contaminados com secreções de pessoas doentes. Isso é pouco frequente, porque é difícil o agente causador da doença sobreviver fora do corpo humano, mas não é impossível.
O período de incubação do bacilo, ou seja, o tempo que os sintomas começam a aparecer desde o momento da infecção, é de, em média, 5 a 10 dias podendo variar de 4 a 21 dias e, raramente, até 42 dias. A maior transmissibilidade da doença ocorre na fase catarral.
Quais são os sintomas da coqueluche?
Os sintomas da coqueluche podem se manifestar em três níveis. No primeiro nível, o mais leve, os sintomas são parecidos com o de um resfriado.
– Mal-estar geral.
– Corrimento nasal.
– Tosse seca.
– Febre baixa.
Como prevenir a coqueluche?
A vacinação é o principal meio de prevenção da coqueluche. Crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra a coqueluche.