O laboratório produtor da vacina Meningococo B (GSK), submeteu à ANVISA mudanças na bula desta vacina, sendo recentemente aprovadas as alterações comentadas abaixo:
1 – Para crianças menores de 12 meses, o esquema vacinal passa a ser de duas doses com intervalo de 2 meses entre elas e 1 dose de reforço entre 12 e 15 meses (esquema 2 + 1).
Anteriormente eram recomendadas 3 doses e 1 reforço (esquema 3+1 ) para essa faixa etária. Recomendamos que a vacinação seja idealmente feita aos 3 e 5 meses de idade, simultaneamente à vacina Meningocócica conjugada ACWY.
2- Para crianças de 12 a 23 meses, o esquema vacinal muda para duas doses com 2 meses de intervalo entre elas e 1 reforço entre 12 e 23 meses após a vacinação primária.
Para este grupo de crianças de 12 a 23 meses, onde o esquema vacinal era de duas doses e sem reforço, a nova bula passa a incluir um reforço, a ser aplicado entre 12 e 23 meses após as duas doses iniciais.
Esta atualização visa cumprir exigências regulatórias de adequação de bula para que esta reflita a recomendação posológica em nível mundial. A partir de agora a bula brasileira segue as recomendações também da EMEA (agência regulatória europeia) e de outros países da América Latina como a Argentina.
3 – A partir de 24 meses e até 50 anos de idade, o esquema é de duas doses com intervalo mínimo de 1 mês entre elas, não estando estabelecida a necessidade de dose(s) de reforço(s).