O Calendário de vacinação é um conjunto de orientações específicas e padronizadas que seguem critérios para cada faixa etária, sexo, ocupação e atividade.
No Brasil existe o Calendário Vacinal da rede pública, que segue as normas do PNI – Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e o da rede privada, que é regido pelas SBIm – Sociedade Brasileira de Imunizações e SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria. Ambos são completos, sendo o calendário do PNI um dos programas de vacinação mais completos do mundo. O da rede privada, diferencia-se por apresentar alguma vacina exclusivas, geralmente as últimas vacinas lançadas no mercado mundial.
Um grande papel das sociedades médicas é fortalecer o conceito de imunização pra toda a vida, ou seja, as pessoas tem que ter a mentalidade de dar continuidade a vacinação infantil, realizando as vacinas indicadas para a adolescência, idade adulta e melhor idade (acima dos 60 anos). Na infância é o período em que se aplica a maior quantidade de vacinas, justamente por estar no processo de formação da imunidade da criança. Mas as vacinas da adolescência como HPV, da idade adulta como Tríplice Bacteriana (dTpa – difteria, tétano e coqueluche), Hepatite B, Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba) e Febre Amarela; e dos idosos como vacina do Herpez Zoster, vacinas Pneumocócicas. Alem das vacinas de recomendação anual, como a da Gripe que necessita ser tomada todo ano em função da mudança das principais cepas a cada ano do vírus causador da Gripe (H1N1 – H3N2).
Importante salientar que há movimentos anti-vacinas que pregam malefícios causados pelas vacinas. São teses sem embasamentos científicos que não tem nenhum respaldo pelas entidades médicas nacionais e mundiais. As vacinas são seguras, importantes e necessárias para erradicação de doenças e prevenção de surtos, e o baixo índice na imunização das doenças podem refletir em epidemias como Gripe, Febre Amarela e Sarampo como tivemos recentemente.
Confira os calendários vacinais para cada idade: calendários de vacinação
Dr. Danilo Scheit – Diretor Técnico AlphaImune Clínica de Vacinas
CRM-SP 114.098