Vacinação Infantil: Quais são as principais?
Você sabe o que são as vacinas? Elas são versões mais enfraquecidas dos vírus, ou que apenas parecem o vírus, que são chamados de antígenos. Estes não produzem sinais ou sintomas, e desta forma, estimulam o nosso sistema imunológico a criar anticorpos, que irão ajudar o nosso corpo a se proteger quando ficarmos expostos ao vírus no futuro. Agora que você sabe o que é a vacina, você já vacinou seu filho (a)? E sabe qual a importância delas? Se não sabe, vamos te dizer ela é importante para manter nossos filhos e crianças saudáveis, eliminando doenças graves da infância.
Veja abaixo as principais vacinas infantis:
BCG
Está vacina previne as crianças das formas mais graves da tuberculose. A sua dose é única e é administrada logo que o bebê nasce.
A sua aplicação é feita através de uma injeção Intradêrmica, ou seja, sabe aquela marquinha que temos no braço direito, que parece até mesmo uma cicatriz ou um sinal de nascença? Então, ela é uma herança da vacina.
A sua sigla é uma abreviatura do nome do bacilo causador da doença. O Bacilo de Calmette – Guérin.
DTaP
Ela consiste na combinação de três vacinas, com aplicação intramuscular. Esta vacina protege contra a difteria, tétano e coqueluche. E ela deve ser tomada em uma série de 5 aplicações, que uma consiste em quando a criança tem 2 meses de idade, e a última entre os 4 e 6 anos de idade.
Essa vacina dura por toda a vida? Não. Após 10 anos o seu filho deve tomar a aplicação de reforço, que tem como nome Tdap.
Rotavírus
O rotavírus é o causador da diarreia e da gastroenterite. O seu filho deve tomar uma dose de duas aos 2 e 4 meses de idade, e outras três doses entre os 2 meses, 4 meses e 6 meses de idade, mas estás últimas doses dependem da recomendação médica.
Mas qual é o tempo para que ela seja administrada? Bom, o seu filho pode tomar está vacina até os 8 meses.
IPV
A vacina da pólio serve para prevenir a poliomielite. Para que o seu filho fique bem protegido, ele deve tomar quatro doses, sendo elas ministradas a partir dos 2 meses até os 6 anos de idade.
SCR-V
A vacina quádrupla viral protege contra as principais doenças infantis, sendo elas o sarampo, caxumba, rubéola e a catapora ou varicela.
A sua dose é administrada com duas aplicações. A primeira deve ser quando o seu filho estiver com 1 ano de idade e a última entre os 4 e 6 anos.
Hib
Está vacina é uma das mais importantes em relação as doenças mais graves, quando o seu filho ainda é um bebê. Ela protege contra a gripe Haemophilus tipo b, que pode levar a decorrência de uma meningite, pneumonia e infecção grave na garganta. Mas qual é a diferença desta gripe para a que conhecemos? A diferença está no vírus. Na gripe normal, o vírus se modifica ano a ano, já o Harmophilus b, continua o mesmo.
Quantas doses devem ser ministradas? Ela consiste em uma série de três ou quatro aplicações, desde os 2 meses até os 15 meses de idade.
HBV
A vacina do HBV, previne o seu filho contra a Hepatite B. Ela é dada em uma série de 3 aplicações, sendo a primeira logo após o nascimento do seu bebê.
Pneumocócica conjugada
Está vacina consiste na famosa infecção de ouvido, que pode causar doenças mais graves, como a meningite e a bacteremia, uma infecção na corrente sanguínea.
Por isso, é muito importante que você dê essa vacina ao seu filho. Ela é administrada em quatro doses aos 2,4 meses, 6 meses e 12 meses de idade. Caso uma criança mais velha corra risco de ser infeccionada por esta doença, ela tem o direito de tomar a vacina.
Vacinas Meningócicas
Estas vacina previnem o seu bebê de vários tipos de meningite bacteriana, que é causada pela bactéria N. O seu filho deve tomar de duas a três doses no seu primeiro ano de vida. E um reforço deve ser dado após os 15 meses de idade.
As vacinas menigococicas disponíveis são: C conjugada, ACWY e B.
Gripe
A vacina somente é administrada no início da temporada de gripe. Porém, se o seu filho tem menos de 6 meses, não é aconselhável que ele tome a vacina, ela só é considerada segura para crianças acima dos 6 meses de idade.
Pelo fato do vírus da gripe sofrer mutações de ano para ano. Então, tome cuidado e não deixe que o seu filho fique sem a vacina, mesmo ele já tendo tomado, pois o vírus estará diferente, o organismo dele não terá anticorpos para combater esta nova formação da doença.
A vacinação infantil é importante na prevenção de doenças, que há muitos anos estão sendo erradicadas, mas que por um pequeno descuido podem voltar. E pelo fato das nossas crianças serem mais propensas a desenvolverem tais doenças, que a vacinação dos mesmos se torna tão importante.
Por isso, não deixe de vacinar seu filho, proteja ele contra as doenças infantis. Em caso, de dúvida entre em contato conosco CLIQUE AQUI.
Referências
https://mundoestranho.abril.com.br/saude/quais-sao-as-vacinas-infantis/
https://www.indicedesaude.com/artigos_ver.php?id=54
http://guiadobebe.uol.com.br/vacina-meningococica-c-conjugada/