A medida mais importante contra as doenças é a vacinação, pois é muito mais fácil preveni-las do que tratá-las. E é isso que as vacinas fazem desde criança até quando ficamos idosos, elas protegem nosso corpo contra os vírus e bactérias que provocam vários tipos de doenças graves que podem afetar seriamente a nossa saúde.
A vacina além de nos proteger, ela também ajuda a comunidade como um todo, pois quanto mais pessoas ficarem protegidas, menor a chance de ficarem doentes estando vacinadas ou não.
Nós podemos envelhecer de forma natural, vivendo bem e nos mantermos ativos em todas as fases da vida, lembre-se de que envelhecer não significa necessariamente adoecer. Por isso, todos nós devemos ficar atentos ao Calendário Nacional de Vacinação.
O vírus da Influenza, ou seja, o causador da gripe é transmitido por inalação, ele entra no nosso organismo através de gotículas de saliva que ficam suspensas no ar, quando respiramos. Existem vários tipos de vírus da gripe e a cada ano novos tipos desses vírus aparecem, por isso, é importante se vacinar todo ano.
As vacinas são realmente necessárias? Sim, principalmente os idosos, a vacina deve ser tomada com idade igual ou superior a 60 anos, pois a vacina previne a gripe que pode causar pneumonia, inflamação das vias aéreas ou doença crônica pulmonar. A vacina deve ser tomada 1 vez por ano, de preferência antes do início do Outono.
Confira nosso Calendário Vacinal do Idoso.
https://alphaimune.com.br/wp-content/uploads/2017/05/calend-sbim-idoso-2017-18-170512-spread.pdf
Conheça as indicações para a vacina contra a gripe:
- Idade igual ou a superior a 60 anos;
- Portadores de doenças crônicas pulmonares como asma, doenças do coração, diabetes e pressão alta;
- Idosos com doenças nos rins;
- Idosos com a imunidade deprimida por doenças como Aids ou que tomam medicamentos que causam diminuição da imunidade como quimioterápicos, remédios para tratamento de câncer;
- Idosos que mantêm contato com pessoas com risco de complicações da gripe, cuidadores de pacientes idosos, profissionais da área da saúde e familiares também necessitam se vacinar.
Não fique com medo de se vacinar, pois os efeitos colaterais são leves e tendem a desaparecer em 24 a 48 horas após a vacinação. Geralmente, ocorre dores musculares, mal-estar geral, dores de cabeça, febre baixa, vermelhidão, dor e coceira no local da aplicação. Raramente, ocorrem casos de alergia as vacinas. Mas ATENÇÃO, ressaltamos que se você estiver com febre alta é contraindicado tomar a vacina contra a gripe sem antes consultar um médico de confiança.