O sarampo teve sua circulação eliminada no Brasil. Mesmo assim, a região Norte do País tem sofrido com um surto da doença, reintroduzida pela circulação do vírus no mundo. Especialistas em moléstias infecciosas e parasitárias, comentam a importância de se manter altas coberturas de vacinação da população. Segundo esses especialistas é necessário manter uma vigilância nos países onde o Sarampo já foi eliminado.
Para o professor de Epidemiologia, a importância da vacinação não é apenas para crianças, mas também adultos jovens. Pelo fato de a doença ter sido eliminada nos últimos 20 anos, há adultos vulneráveis que não tiveram contato com o vírus. “Eles não tinham estímulo do seu sistema imune em relação ao vírus do sarampo.
Outros países também estão enfrentando surto de Sarampo. Por exemplo os EUA. Nova York começa o ano de 2019 identificando um surto de Sarampo que teve início em outubro de ano passado em uma comunidade Judaica Ortodoxa no bairro de Brooklyn e deixou o país em alerta.
Em todo o ano de 2018, 349 pessoas foram confirmadas com sarampo em 26 estados dos EUA. Esse é o maior registro desde 2014, quando houve um número recorde de pessoas infectadas desde que o sarampo foi eliminado nos EUA, em 2000.
O centro de controle de Doenças Americano rastreou a origem do surto atual nos EUA. A suspeita recai sobre uma criança não imunizada que viajou para Israel e, na volta expôs outros menores ao vírus. Segundo o centro 81 pessoas trouxeram a doença de outros países para os EUA em 2018.
É muito importante manter a vacinação do seu filho em dia. Na AlphaImune temos vacina contra o Sarampo. Se for viajar para o Norte do Brasil, para os EUA ou para qualquer outro país é importante que seus filhos estejam imunizados contra o Sarampo. Imunize já!?
Fontes:
Jornal USP
Folha de São Paulo