A Coqueluche, também conhecida como “tosse comprida”, é uma doença bacteriana e transmissível causada pela Bordetella Pertussis. Geralmente, as crianças com menos de um ano de idade são as mais acometidas pela Coqueluche. Segundo o Ministério da Saúde, no ano de 2015, aproximadamente 2.955 casos foram confirmados, sendo 62,6% ocorridos nesta faixa etária, ou seja, pessoas que ainda não puderam completar a imunização primária.
A Coqueluche tem como principais consequências o desenvolvimento de outras condições perigosas, como pneumonia, convulsões, comprometimento do sistema nervoso e até mesmo a morte.
É importante salientar que a Coqueluche é prevenível por meio de vacina. Por isso, é muito importante vacinar o bebê e todas as pessoas que convivem com ele, começando pela vacinação da gestante, pois esta é a forma mais eficaz de proteger o bebê nos primeiros meses de vida, visto que ele só poderá fazer este tipo de imunização após os dois meses de idade.
Ao ser imunizada, a própria gestante transfere anticorpos pela placenta, ajudando desta forma, a proteger o bebê nas primeiras semanas de vida. Não há riscos de a mulher tomar a Vacina da Coqueluche durante a gravidez, visto que ela é formada pela toxina inativa e não pela própria bactéria causadora da doença. Em geral, a Vacina da Coqueluche é classificada como tríplice acelular (dTpa), pois também protege contra o tétano e difteria. Caso a imunização contra a coqueluche tenha sido feita em uma gravidez anterior, é preciso renová-la na segunda gravidez.
Esquema de doses
A vacina tipo adulto dTpa é indicada para gestantes a partir da 27ª semana de gravidez até a 36ª semana e poderá ser administrada até no máximo 20 dias antes da data provável do parto. Porém, quanto mais precoce for a imunização, a partir do período citado, mais segurança a gestante terá.
O esquema completo de vacinação da dupla adulto dT é de três doses, podendo ser tomada a partir dos dez anos de idade. O reforço deverá ser dado a cada dez anos. Caso a mulher não tenha tomado nenhuma dose da vacina antes de engravidar, é necessário tomar duas doses da dupla adulto, com intervalo de no mínimo 30 dias e complementar com a dTpa.
Tem mais alguma dúvida sobre a Vacina da Coqueluche? Consulte a Alphaimune!
Referências
Tire suas dúvidas sobre a vacinação contra a coqueluche
http://www.brasil.gov.br/saude/2014/11/tire-suas-duvidas-sobre-a-vacinacao-contra-a-coqueluche
Coqueluche (pertussis)
https://familia.sbim.org.br/doencas/86-coqueluche-pertussis
Coqueluche
https://www.bio.fiocruz.br/index.php/coqueluche-sintomas-transmissao-e-prevencao