Vacinação adultos: quais as vacinas que devem tomar

 

Não é somente na infância, ou na maturidade que se deve tomar as vacinas. Muitas doenças crônicas se manifestam com mais frequência na vida adulta, que segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), são considerados adultos os indivíduos de 20 a 59 anos de idade.

Muitas vacinas que foram tomadas durante a nossa infância necessitam de um reforço a cada 10 anos. Para que assim, estejamos sempre protegidos e imunizados. Tomar vacina significa evitar a transmissão de doenças e poder envelhecer com saúde.

Veja quais são as vacinas indicadas para a fase adulta:

  • HEPATITE A E B

Elas são vacinas distintas, porém podem ser administradas juntas. A Hepatite é uma doença viral contagiosa, que ataca principalmente o fígado. Os adultos que não foram imunizados na sua infância, devem receber 3 doses, com o intervalo de 1 a 6 meses da primeira aplicação.

  • TRÍPLICE VIRAL

Essa vacina previne contra 3 doenças, sendo elas a caxumba, sarampo e rubéola. Engana-se quem pensa que essa é uma particularidade da criança. Essas patologias são ainda mais perigosas quando se manifestam na vida adulta. O indivíduo que tenha recebido as duas doses acima de 1 ano de idade, e com um intervalo de um mês entre elas, é considerado imune. Caso não tenha sido vacinado ou não tenha seu histórico de vacinação, deve-se tomar a vacina em duas doses, com o mesmo período de intervalo.

  • TRÍPLICE BACTERIANA

O reforço dessa vacina deve ser tomado a cada 10 anos, seguindo o esquema básico completo. Caso o seu esquema de vacinação esteja incompleto, pode-se tomar uma dose a qualquer momento e complementar com a dupla bacteriana tipo adulto, ou dT, totalizando assim 3 doses.

Caso não tenha sido vacinado ou tenha o seu histórico desconhecido, será necessário tomar uma dose do dTap e duas do dT, no esquema de 2 a 8 meses.

  • VARICELA (CATAPORA)

É indicada para pessoas suscetíveis há patologia. Deve ser ministrada em duas doses, com o intervalo de 1 ou 2 meses.

  • FEBRE AMARELA

Indicada para pessoas que não se vacinaram anteriormente. Ela é ministrada em apenas uma dose. Os residentes ou viajantes de áreas com recomendação da vacina também devem toma-las.

  • HERPES ZÓSTER

Somente indicada para indivíduos a partir dos 50 anos de idade. É ministrada em apenas uma dose. No entanto, essa vacina fica a critério médico.

  • DENGUE

É licenciada para adultos até os 45 anos de idade. E deve ser ministrada em 3 doses, com um intervalo de seis meses entre elas.

Nunca deixe o seu calendário de vacinação incompleto. Esses conjuntos de vacinas são importantes para a sua saúde. Se o seu esquema de vacinas está incompleto, nós da AlphaImune podemos te ajudar. ENTRE EM CONTATO!

 

Referências

https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-adulto.pdf

https://blog.drconsulta.com/2017/06/vacinas-para-adultos-quais-sao-obrigatorias/

http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/12814-sete-vacinas-que-os-adultos-precisam-tomar#carousel-galeria